domingo, 6 de janeiro de 2013

Fichamento I -


Resumo:
No artigo, os autores trazem uma problemática muito importante na questão da informática na escola: a formação dos professores. Antes de fazer uma reflexão sobre como esse tema vem sendo tratado aqui no Brasil, eles fazem um breve histórico do uso dos computadores na educação. Demonstrando que o uso desse aparelho teve influência, principalmente, dos Estados Unidos e da França, essa viagem pelo tempo é concentrada nestes dois países, nele os autores explicam de forma sintética como foi feita a inserção dos computadores na escola e como se deu a formação dos professores para enfrentar a nova realidade.
            É apresentado também, alguns programas do governo federal brasileiro que tentaram fazer o uso do computador viável em escolas públicas, explicitando os pontos negativos e positivos atingidos por eles.  
            Fica claro que não é só a estrutura física responsável pelo fracasso no uso do computador na educação, é necessário uma mudança de cultura. Os autores demonstram que o professor não deve só dominar a técnica de uso dos aparelhos, mas também ter conhecimento profundo sobre os temas que se quer ensinar para os alunos e com isso construir e refletir sobre o modo eficaz de uso da informática para educação.
2) Citações principais do texto:
“Hoje o computador passou a fazer parte da lista de material que o aluno de graduação deve adquirir e o seu uso se tornou rotineiro em praticamente todas as atividades desde a produção de documentos, uso em sala de aula e em laboratório, consulta à banco de dados, comunicação entre alunos e aluno-professor e desenvolvimento das disciplinas. Isso significa que o aluno sai da universidade com um bom conhecimento sobre o uso da informática. Porém o processo pedagógico envolvido no preparo do aluno de graduação ainda não sofreu mudanças profundas e enfatiza-se basicamente a transmissão de informação.” (Autores falando dos Estados Unidos)
“Entretanto, se tais alterações de perspectivas pedagógicas ocorreram, elas não foram planejadas. Esses avanços pedagógicos se deram por causa da introdução da informática na escola. O difícil, seguramente, é destacar esta ou aquela causa como o único agente de avanço. Essas causas formam um todo indicativo da gestação longa e difícil do novo. No entanto, esses avanços ainda estão longe das transformações pedagógicas desejadas.” – Autores se referindo da França
“No nosso programa, o papel do computador é o de provocar mudanças pedagógicas profundas ao invés de "automatizar o ensino" ou preparar o aluno para ser capaz de trabalhar com o computador.” – Se tratando do programa EDUCOM no Brasil
“É necessário repensar a questão da dimensão do espaço e do tempo da escola. A sala de aula deve deixar de ser o lugar das carteiras enfileiradas para se tornar um local em que professor e alunos podem realizar um trabalho diversificado em relação a conhecimento e interesse. O papel do professor deixa de ser o de "entregador" de informação para ser o de facilitador do processo de aprendizagem. O aluno deixa de ser passivo, de ser o receptáculo das informações para ser ativo aprendiz, construtor do seu conhecimento.”
“A formação do professor deve prover condições para que ele construa conhecimento sobre as técnicas computacionais, entenda por que e como integrar o computador na sua prática pedagógica e seja capaz de superar barreiras de ordem administrativa e pedagógica.

3) Comentários(parecer e crítica):
A experiência da informática da educação, de acordo com o texto, se iniciou da década de 70, nisso se passaram somente 40 anos até hoje, sendo assim não podemos esperar uma mudança de cultura educacional nem situações similares. Porém creio que dentro deste tempo, o governo poderia se engajar mais pela educação, digo aqui não só pelo uso efetivo e eficaz dos computadores e similares dentro do sistema de educação brasileira, mas também pela valorização do professores e melhora da estrutura física das escola do Brasil.
            Quando Valente & Almeida trazem para o artigo questões importantes da implementação da informática na educação, como o investimento e formação de professores, nos faz refletir sobre a atual situação das escolas brasileiras. Veja que este artigo data de 1997, e ainda assim a situação não se alterou muito. Baixos índices de escolarização e desempenho nos rankings internacionais refletem o descaso com que a formação dos nossos jovens e docentes é tratada. Parte das escolas públicas no Brasil sequer dispõe de professores, quanto mais de aparelhos de informáticas para todos os alunos. Essa realidade pode ser vista nos meios de comunicação e também por nós estudantes de graduação em licenciatura no estágio obrigatório.
            É necessário que os professores se sintam capazes e os alunos saibam atuar de forma mais autônoma, para que a relação informática-educação se concretize de forma harmônica e proveitosa. Claro que algumas das ações governamentais geraram bons frutos, porém ainda é necessário transformações radicais para se chegar á nossa utopia.
4)Questionamentos (questões levantadas e dúvidas):
Ao lermos este texto e outros propostos na disciplina notamos, claramente, que a questão do uso da informática na educação não é tão simples como imaginamos, mas também nos faz refletir: será essa tão complexa que no país não haja especialistas e estudiosos competentes para iniciar um projeto que ajude a solucionar esse problema?  Sei que não é um projeto que dará conta de resolver definitivamente esse entrave em nosso país, principalmente de um com esta dimensão territorial, mas seria um bom começo se houvesse uma valorização da educação e a conscientização de toda a população que a educação tem que evoluir para gerar o crescimento não só do Brasil, mas também dos sujeitos que nele habita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário