segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

FICHAMENTO II


FICHAMENTO II

CYSNEIROS, Paulo Gileno. Novas Tecnologias na Sala de Aula: melhoria no ensino ou inovação conservadores?, Informática Educativa. Vol. 12, p. 11-24, 199. Disponível em:< http://fe-virtual.fe.unb.br/file.php/133/Novas-Tecnologias-Na-Sala-de-Aula-Melhoria-Do-Ensino-Ou-InovaCAo-Conservadora.pdf>

Resumo:
O autor trata no texto da inserção da tecnologia, principalmente do computador, na educação. Mostra que o uso do computador pode acrescentar ou não na forma de aprender e ensinar de alunos e professores. Com a ajuda da filosofia, faz uma análise fenomenológica da relação ser humano - máquina - realidade, mostrando as dimensões que a máquina e seu uso podem assumir.
            Outra questão abordada é a manutenção de uma educação tradicional, com aulas expositivas, mesmo com todas as tecnologias a disposição dos professores, pois o mesmo não só analisa o uso destes em escolar pública, também verifica a sua utilização na rede privada.

2) Citações principais do texto:
“Nas grandes cidades, as salas de aula de tais escolas tem pouco espaço físico, são ruidosas, quentes e escuras, desencorajando qualquer outra atividade que não seja a aula tradicional. A arquitetura pobre e o mobiliário desconfortável e precário dificultam o trabalho intelectual de alunos e mestres.” (p.2)
“O Senhor Edison nos diz
Que o rádio superará o professor.
Já se pode aprender línguas pela Victrola
E o filme dará movimento
Àquilo que o rádio não conseguir.
Professores passarão
Como passaram carros de bombeiro a cavalo
E damas de cabelos longos.
Talvez eles sejam mostrados em museus
E educação será um pressionar de botões.
Oxalá haja lugar para mim no painel de controle.” (p.3
” O fato de se treinar professores em cursos intensivos e de se colocar equipamentos nas escolas não significa que as novas tecnologias serão usadas para melhoria da qualidade do ensino”(p.5)
“Tal tipo de mídia pode também reforçar no aluno uma falsa sensação de ter aprendido a lição (...)” (p.7)
“A presença da tecnologia na escola, mesmo com bons software, não estimula os professores a repensarem seus modos de ensinar nem os alunos a adotarem novos modos de aprender” (p.8)
“Além de ampliar os sentidos, condicionando a experiência da realidade, as tecnologias da informática, amplificam aspectos da capacidade de ação intelectual.” (p.12)
3) Comentários:
O texto traz questões importantes a serem refletidas. Uma delas é a arquitetura da escola, que nesse contexto de tecnologia da informação é tão pouco pensada. Ela transcreve no texto contexto de uma escola pública em região humilde e também em uma no centro da cidade. A localizada mais ao centro apresenta mais problemas em seu ambiente, mas creio não ser só ela a sofrer com essas mazelas. Um ambiente seguro, agradável, estimulante, silencioso, arejado não só é extremamente necessário para um processo de ensino-aprendizagem melhor, como também para o uso adequado das tecnologias. O fato de colocar a disposição do aluno um computador, ou outro aparelho, de qualquer maneira, não é suficiente, é necessário pensar em quais momentos e em qual local o mesmo será utilizado e guardado.
            Várias pesquisas vêm mostrando o que o outro enfatiza: o uso da tecnologia não transforma o modo de ensinar do professor e nem a maneira que o aluno entende. Ele é um “acessório” para aulas expositivas, onde o professor pode fazer da aula um espetáculo, mas a interação entre alunos e entre eles e o professor não se modifica. A educação bancária continua reinando na sala de aula, o conteúdo não se comunica com o aluno, a ponto de significar para ele algo necessário e importante, continua sendo algo estático e desconexo.
            Assim como a tecnologia e todos seus aparelhos podem auxiliar em reformular a maneira de ensinar e aprender, ele também pode limitar os processos. É necessário refletir como usar estes a favor da educação, como ferramenta que agregará algo perceptível, transpondo barreiras e impulsionando uma reflexão apurada do aprender/ensinar nesta nova era.
4)Questionamentos

O assunto abordado é polêmico e controverso, há várias críticas e discursos contra e a favor do uso da tecnologia na educação, mas ainda não foi encontrada uma solução para o uso racional e benéfico. Como, nós, educadores e alunos podem utilizar as ferramentas tecnológicas para aperfeiçoar a aprendizagem intelectual?  Ela é realmente indispensável ou existem outros meios para realizar tal tar

Nenhum comentário:

Postar um comentário